Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Carlos Gomes


Carlos Gomes ficou reconhecido internacionalmente como compositor de óperas. O que pouca gente sabe é que ele compôs a partir de um universo bastante diversificado, bem próprio de seu estilo, influências e contexto histórico. No seu repertório encontramos música sacra, modinhas, cantatas e operetas.

Quando ouvimos suas modinhas nos lembramos de sua origem das festas de salões em volta do piano, dos saraus -musicais tão frequentes no Rio e São Paulo do século XIX.

Esta Quem sabe ? é de 1859 aqui cantada por Aginaldo Timóteo

Tão longe de mim distante
Onde irá, onde irá teu pensamento
-----------------------------------------------------------------
Tão longe de mim distante
Onde irá, onde irá teu pensamento
---
Quisera, saber agora
Quisera, saber agora
-------------
Se esqueceste, se esqueceste
Se esqueceste o juramento.
----------
Quem sabe se és constante
Se ainda é meu teu pensamento
-----------
Minh’alma toda devora
Dá saudade dá saudade agro tormento
---------
Tão longe de mim distante
Onde irá onde irá teu pensamento
-------------------------------------------------------------
Quisera saber agora
Se esqueceste se esqueceste o juramento.


Nenhum comentário: